Inscritos como seguidores do blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A loja Tradicional

Ao pé de Estoril existe uma pequena zona calma, sem agitação, de acesso nada fácil para quem não a conhece, porque os caminhos para lá chegar não são de grande frequentação. Quando lá estive pela primeira vez fiquei surpreendido pelo ambiente de sossego. Tanto na primavera como no verão, a alternância entre zonas ensolaradas e zonas assombreadas transmite uma imagem de contraste de grande beleza. Observando as casas particulares e os condomínios fechados inseridos nas encostas das colinas circundantes, é fácil perceber as características sociais dominantes dos moradores.
Acabei de descrever as sensações que tenho sempre que vou à zona do antigo mercado municipal de São de Estoril, para ver a família de comerciantes retalhistas proprietários da loja que se chama “Loja Tradicional”. Conheço esta família desde 2001, data da minha primeira colaboração no projeto de organização do seu ponto de venda. Desde 2001, trabalhei várias vezes para esta família de comerciantes incansáveis no trabalho, tendo colaborado na primeira versão da loja de +/- 100m2 de superfície, quando decidiram fechar a loja antiga situada a poucos metros dali, e tendo colaborado em 2006/2007 na elaboração do layout, na distribuição e na implantação física dos produtos da loja ampliada de +/- 50 m2 para chegar ao tamanho atual de +/- 150 m2.
A evolução qualitativa desta empresa familiar poderia ser um caso de estudo, de tão abismal que é o fosso que separa a loja atual da loja das origens. Esta extraordinária metamorfose assenta numa relação intrafamiliar pouco comum, onde a opinião dos filhos, jovens mas avisados, empreendedores mas bons observadores e atentos às mudanças do mercado, decididos mas bons ouvintes, é sempre valorizada, mas também numa escuta de todos os instantes dos desejos dos clientes. A cereja em cima do bolo é a importância da palavra dada, o que nos dias de hoje do “salve-se quem puder” constitui mesmo uma cereja bem grande!
Se passar na zona de São João de Estoril, se tiver um tempinho, vá ver esta loja; provavelmente ficará encantado com o nível de qualidade da loja, provavelmente ficará espantado com a variedade de produtos expostos, provavelmente encontrará atarefada a repor ou a ajeitar os produtos num corredor a Dona Palmira, proprietária da loja, provavelmente encontrará o Sr. Francisco na caixa, provavelmente cruzará o Sr. Nuno ou o Sr. Filipe, os dois filhos que participam ativamente na vida da loja, provavelmente terá um contato com um ou outro funcionário da loja, mas garanto-lhe que será - com certeza - muito bem atendido.
RB



1 comentário:

  1. UAUUUU!! Dá vontade de voltar... isto é que é diferenciação em todo o sentido da palavra!

    ResponderEliminar

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.