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segunda-feira, 6 de julho de 2015

Apolónia em Lagoa – À procura de um futuro!

O novo supermercado Apolónia de Lagoa “Já abriu” ou melhor, “Now open”. Desejar as boas-vindas a esta nova unidade faz parte do cerimonial do momento mas, além da vénia de circunstância, escondem-se muitas dúvidas sobre o futuro deste projeto.


Lagoa, uma localização sobrelotada em termos de supermercados
Como sublinhado no post de quinta-feira 19 de fevereiro de 2015, Lagoa,laboratório da densidade comercial no Algarve”, Lagoa tornou-se uma terra de batalha das grandes insígnias da distribuição presentes em Portugal. Além de Apolónia que acabou de chegar, Pão de Açúcar, Pingo Doce, Aldi, Intermarché com 2 unidades, já estão a batalhar e, está prevista a chegada de Continente.
Para completar o quadro é preciso sublinhar que num círculo isocrónico de 5/7mn de carro, temos Albufeira a Leste, Portimão a Oeste com a uma forte densidade comercial de grandes insígnias da distribuição e, Silves a Norte onde estão já implantados o Continente e o Lidl.

A dinâmica dos líderes da distribuição não parou
Basta observar a dinâmica dos líderes para compreender que ninguém andou de braços cruzados. Por exemplo,
- As lojas “Intermarché” da região foram alvo de reestruturação em termos visuais e também em termos de gama para se aproximarem o mais possível das expetativas multifacetadas dos consumidores da zona, tanto portugueses como estrangeiros.
- A loja Continente do ALgarveShopping da Guia está numa fase de grande reorganização da placa de venda;
- A Lidl implementou a padaria com terminal de cozer o pão,
- A Pingo Doce está a iniciar a padaria com serviço, além de ter conseguido captar muitos clientes no “Sítio do costume”;
Força é de constatar que, hoje, os grupos líderes no Algarve, não são os Jaffers, Alisuper ou Marachinho; a barra é mais alta e o profissionalismo também! Hoje, os líderes não podem ter complexos nenhuns em relação à insígnia Apolónia! Em muitos casos, a qualidade é igual ou parecida, o que muda é o PVP mais baixos dos líderes.

Comunicação Marketing Apolónia

Resposta Marketing estratégico Intermarché Carvoeiro

A loja Apolónia, “um produto” aquém das expetativas
Segundo o jornal News, Edition nº1327 de 27 de Junho de 2015, o investimento terá sido de perto de 9 milhões de Euros. É muito dinheiro gasto e muito trabalho pela frente para chegar ao BEP “Break Even Point”, mesmo se o Sr. Paulo Apolónia disse ao jornal News que não se importava de esperar 3, 4 ou 5 anos para chegar ao equilíbrio.
Com a fraqueza da abertura, e com a observação da quantidade de clientes, e de cestos de compra muito baixos, 5 anos podem representar poucos anos para chegar ao BEP, se se conseguir lá chegar.
Este blog não é um espaço de consultoria grátis, e portanto não entraremos nos pontos técnicos que fazem da placa de venda um espaço vazio, frio, complicado e cansativo. Nem mesmo o nível de serviço é diferenciador; Se o nível dos preços for uma consequência do nível de serviço oferecido, seria preciso que o nível de serviço fosse visível e palpável.

O futuro
Parece que existe um projeto para Lagos… Se a matriz for a loja de Lagoa, será melhor esperar o BEP “Break Even Point” desta última, antes de iniciar uma nova aventura na ponta Oeste do Algarve!

“Continuo a pensar que a insígnia Apolónia, nos moldes atuais, é indissociável de Almancil; fora dali qualquer terra é terra de todos os perigos!”

RB

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