Inscritos como seguidores do blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O circuito - Um elemento fundamental de Gestão da Placa de Venda

Seja qual for a loja, O Circuito é o percurso de deslocação do cliente na placa de venda e, é o elemento técnico essencial para tornar o consumidor que entra numa loja num comprador a 100%.

Ele deve favorecer a passagem dos clientes na totalidade da loja e o contacto dos clientes com a totalidade das referências que compõem a oferta de produtos.


Assim, uma boa definição do circuito tem frequentemente como consequência um aumento significativo das vendas, consequência de compras feitas com rapidez e maior simplicidade pelo cliente.

A definição do circuito é essencial porque é ele que vai condicionar a colocação dos equipamentos, e a distribuição das categorias de produtos. A própria implantação será uma resultante da qualidade de definição do circuito.

O circuito é o elemento técnico que permite levar o cliente a fazer as suas compras nas melhores condições, com facilidade e rapidez. Mas em função da placa de venda e dos imperativos técnicos e/ou arquiteturais, o circuito poderá ter uma fisionomia diferente sem no entanto perder a lógica do esquema técnico geral.

Esquematização do circuito eficiente para uma loja alimentar.


Esquematizações específicas segundo as condicionantes da loja:

AF: Alimentar Fresco; AS: Alimentar Seco; NA: Não Alimentar
As lojas podem ser diferentes, mas a reflexão sobre o circuito é igual para todas.
RB

1 comentário:

  1. Do pouco que conheço (apenas poucas superfícies da zona onde moro), há certas insignias que utilizam este esquema, nomeadamente Intermarché. Mas outras insignias como Modelo Continente e Pão de Açucar (neste caso, não sei até que ponto não esteja condicionado por ser uma antiga loja Modelo), utilizam um esquema diferente: Não Alimentar, Alimentar Fresco e Alimentar Seco, numa perspectiva de corte longitudinal da área de venda.

    ResponderEliminar

O Blog foi feito para proporcionar um espaço de expressão dos atores do mundo do comercio. Encorajo cada leitor a intervir, e a ser um elemento valioso de trocas construtivas para todos.